top of page
  • Foto do escritorMinistério Vida e Plenitude

Depois de uma conversa de whatsapp surgiu a reflexão...

Atualizado: 4 de fev. de 2021

Por Gustavo Maurício



Essa mensagem foi extraída de uma conversa real com alguém cansado de realizar eventos em sua congregação e não ver a adesão esperada. A ideia de transformar este diálogo em uma reflexão parte do entendimento que, certamente será útil para muitos crentes servos que honestamente querem contribuir para a edificação e crescimento real em Cristo de suas congregações locais.


Obs.: O nome foi abreviado e ocultado, o diálogo ampliado e recompilado com referências bíblicas, pois, o que nos interessa é o conteúdo da reflexão.


----------------------------------------------------------------------




- TL - Onde congrego há poucas pessoas, e ninguém quer compromisso, muito difícil, somente alguns querem ajudar.

- TL - Ralamos o ano passado para estabelecer os encontros de casais, ninguém querendo nada, como se não precisassem de Jesus.

- TL - É muito difícil 😔, Estou bem desmotivado(a). Não é fácil não! 🙏


- Pr. Gustavo - Vou lhe contar algo que tenho aprendido nos últimos anos de minha vida ministerial. Depois de lidar com inúmeras pessoas, casais, famílias por mais de 15 anos, percebo que muito esforço foi realizado em diversas orientações, e a eficácia deste esforço não redundou em "glórias" a Deus. Pois o Pai é glorificado quando damos muitos frutos (João 15.8). Estes frutos são respostas de obediência a Deus, à Sua Palavra, à Sua vontade.


No intuito de ajudar pastores, ministros, servos, cristãos a não incorrer no mesmo erro que cometi, é que, me esforcei e elaborar esse entendimento que tem sido a nossa atual prática há alguns anos e que obviamente tem trazido os tão esperados frutos de edificação do corpo de Cristo. Esse fruto é um reflexo do novo nascimento, é a construção eficaz do Espírito Santo na vida de um pecador. Mas, para começar, vamos analisar alguns textos da Bíblia:


Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 1 Tessalonicenses 2:13.

Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 18 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:17

porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por obras, Romanos 15:18


- Pr Gustavo - Nos três versículos há uma ênfase na Palavra de Deus. No primeiro deles temos uma ênfase na Palavra de Deus que "OPERA" naqueles que creem. E o que isso significa? Significa que a Palavra de Deus é eficaz para "agir", "moldar", "transformar" vidas.


No segundo versículo, temos uma ênfase sobre o foco total e absoluto em "pregar o evangelho" sem acréscimos de "sabedorias humanas". É preciso entender que essa palavra, é para os "salvos em Cristo", e representa PODER DE DEUS para salvação.


No terceiro, vemos que o apóstolo Paulo, não ousaria falar de outra coisa, exceto a Palavra de Deus que conduz eficazmente pessoas para a obediência à Deus e à Sua Palavra.


Existem muitos e muitos outros textos excelentes que demonstram essa ênfase ministerial. Mas, o que eu aprendi e determinei para mim mesmo e para a nossa congregação?


  1. Não mais desperdiçarei o meu tempo tentando ser "terapeuta", "psicólogo", "pedagogo", "consultor de finanças", "orientador conjugal", nem outra coisa... serei aquele que ensina com exclusividade as Escrituras Sagradas, com objetivo de ver vidas sendo salvas e colher frutos de obediência e edificação na igreja (Rm 1.13). Além disso, a orientação bíblica só tem eficácia plena e perseverante em pessoas espirituais. As demais pessoas, não entendem com o coração e não se convertem para que possam ser curadas (Mt 13.15).

  2. Nenhum aconselhamento extra bíblico terá maior eficácia espiritualmente e eternamente que as Sagradas Escrituras. Como foi lido no texto em 1Ts 2.13, a Palavra de Deus "opera" e é o "poder de Deus" para salvação daqueles que creem (Rm 1.16).

  3. Além disso tudo, nosso chamado pastoral é cuidar do rebanho de Cristo. Foi essa a recomendação de Jesus à Pedro (Jo 21.16,17). Este "apascentar" significa "dar alimento". O alimento do cristão é a Palavra de Deus pela qual vivemos (Mt 4.4; 1Pe 2.2). É inaceitável que uma congregação de Cristo receba "outro" tipo de alimento, outro evangelho. O que notamos é que "auto-ajuda", "coaching espiritual", "prosperidade"... têm sido os temas majoritários em muitas igrejas. Até mesmo, o sentido dos textos bíblicos são adulterados e descontextualizados com a intenção de massagear o ego dos ouvintes e entregar uma conotação mundana e não eterna das verdades bíblicas.

  4. Não é preciso se preocupar em agradar a "todos". Uma ovelha de Cristo se contenta com a palavra de Cristo sendo pregada ali. Elas ouvem, compreendem corretamente, seguem a voz do seu Pastor e são conhecidas por Ele (Jo 10.27). Quem não é eleito de Deus, não quer ouvir a sã doutrina, e sim, coisas que lhes são agradáveis (2Tm4.3), coisas que representam suas perspectivas neste presente século.


- Pr Gustavo - Alguém certa vez me questionou se eu não reestruturaria um ministério de casais, como já tivemos antes. Eu respondi que não mais! Embora, eu não veja nenhum problema em realizar algum evento festivo para edificação dos casais, mas certamente, ninguém permanecerá em nossa congregação, pela existência ou não de um ministério para casais, porque como foi dito, a eficácia é a pregação correta das Escrituras. Essa pessoa se assustou, mas o que talvez ela ainda não saiba, é que a melhor ajuda que podemos oferecer às pessoas que estão mortas em seus delitos e pecados é a pregação expositiva das Escrituras. Então, aquele marido ou esposa que se converte, terá sua vida conjugal recuperada, aquele filho convertido, honrará seus pais, aquele homem ganancioso enxergará a vida eterna com Cristo como seu grande tesouro. Uma multidão de pecados será perdoada, maldições canceladas instantaneamente e nenhum mal lhe sobrevirá, pois todas as coisas (sejam boas ou ruins) cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28). Esta nova criatura, nascida do Espírito é ensinada pelo Espírito e cresce no conhecimento e prática da piedade.


- Pr. Gustavo - Manter infiéis na igreja a custo de atividades carnais, eventos, encontros, palestras, conferências, atrativos diversos, festas, pregadores, é muito bom para quem não é nascido do Espírito, mas para quem é nascido de Deus bastam poucas coisas: pregação fiel, comunhão fraterna, jejuns e orações, escola de ensino bíblico e um culto cristocêntrico.


O resto cansa e não alcança!


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


コメント機能がオフになっています。
Post: Blog2 Post
bottom of page