top of page
  • Foto do escritorMinistério Vida e Plenitude

Diferença entre: me separar para Deus e ser separado por Deus

Por Roberto Souza


Diferença entre: me separar para Deus e ser separado por Deus

(Romanos 1:1 "Παῦλος , δοῦλος Χριστοῦ Ἰησοῦ κλητὸς ἀπόστολος ἀφωρισμένος (separado) εἰς εὐαγγέλιον Θεοῦ )



Eu amo as Escrituras, mas o livro de Romanos é minha paixão por uma série de motivos, aos quais não vou comentar aqui, pois é assunto para um post. Referi-me, apenas para explicar o porquê estudo tanto a carta aos Romanos e isso por várias vezes seguidas. Cada vez que a estudo, Deus me mostra coisas novas, ainda não observadas. Preparando uma apostila para um grupo de estudos da igreja, deparei-me com essa introdução de Paulo à Carta aos Romanos, e ficou bem claro nessa introdução o jogo de palavras, talvez não entendida pelos cristãos romanos, não nascidos num berço monoteísta, logo não acostumados com a linguagem do Velho Testamento, que desde os primórdios anunciava por meio dos seus profetas o Evangelho das Boas Novas.


Nessa introdução, chamou-me a atenção a palavra "ἀφωρισμένος" (separado). Paulo quis mostrar nessa introdução, que ele não era um ϕαρισαῖος (fariseus), mas um ἀφωρισμένος (separado)...


O que essas duas palavras gregas usadas por Paulo querem ensinar?


Paulo intencionava mostrar a diferença entre alguém que se separava para a lei (ϕαρισαῖος) e alguém que era separado por Deus (ἀφωρισμένος) para ser um apóstolo (ἀπόστολος) ou seja: separado e enviado.


Toda diferença não está apenas na construção das duas palavras, mas numa característica básica de um ἀφωρισμένος (separado por Deus), uma palavrinha, cujo significado tem sido difícil de encontrar nos cristãos hoje: δοῦλος (escravo).


Estamos convivendo no chamado evangelicalismo brasileiro essa celeuma: Muitos que "se separam" (ϕαρισαῖος = fariseus), mas raríssimos "separados por Deus" (ἀφωρισμένος), ou seja, "Muito cacique pra pouco índio".


Certa vez um membro da igreja me perguntou: - Pastor, comprei um violão e vou separá-lo (ϕαρισαῖος) somente para a obra. Eu me fazendo de idiota, perguntei: - O que o irmão quer dizer com isso? Ele como um bom goiano respondeu: -"Uai pastor, nesse violão só se toca música de crente". Minha resposta foi simples, com base nessa introdução de Paulo a Carta aos Romanos: - O importante irmão não é você separar (ϕαρισαῖος) esse violão, mas "Deus separar esse violão" (ἀφωρισμένος).


Sei que você pode pensar: "Pastor sua conversa está muito besta" e eu até sorrio se você pensar assim, mas hoje é o que mais tem acontecido no meio "evangélico": muita gente que se separa (ϕαρισαῖος) para a obra, mas que nunca foi separado por Deus (ἀφωρισμένος) para a obra. Isso explica tanta "autoridade" (ἀπόστολος) da maioria dos líderes, mas nenhuma humildade (δοῦλος). Nossos templos estão cheios de fariseus (ϕαρισαῖος), pessoas que "se separaram", mas que nunca foram "separadas por Deus" (ἀφωρισμένος) e para seus chamados "ministérios" darem certo, usam e abusam de uma autoridade que não tem.


O chamado de Paulo não aconteceu em Atos 9, nesse texto aconteceu a sua consagração por Deus (ἀφωρισμένος) para ser apostolo (ἀπόστολος - separado e enviado) entre os gentios, pois segundo o próprio apostolo Paulo afirma em Gálatas 1: 15 que ele foi separado (ἀφορίσας) desde o ventre de sua mãe (como aconteceu com Jeremias 1:5).


Então o que vemos hoje? Apenas uma grande maioria de fariseus, que se separam para Deus, mas que nunca foram separados por Deus, e como evidência está a ausência da palavra δοῦλος (escravo), ou seja, humildade, senso de insignificância pessoal, sem busca de direito próprio, pois sabe que foi comprado para pertencer ao Senhor Jesus.


Os modernos fariseus, por se separem para a Lei, criam muitas leis e como no passado não as cumpre, mas querem obrigar seus liderados a cumprirem.


Eu não queria contar, mas para que fique bem claro contarei: "Uma amiga minha foi com seu namorado em uma igreja, e lá o pastor fez um desafio de jejum: a partir daquele dia, por um tempo, que eu não me lembro mais. Terminado o culto o namorado da minha amiga, que não era cristão, disse para ela: - Amor, esse jejum você quem vai fazer, pois é cristã, eu não sou, então vou para a pizzaria. Ela não fez confusão nenhuma e ainda foi com ele na pizzaria. Lá chegando, pediu sua pizza e resolveu dar uma chegada no banheiro e, passando por uma sala vip, quem ele encontra? Quem? Quem? O pastor da sua namorada comendo pizza com toda a família. Ele educadamente perguntou ao pastor: - Pastor minha namorada é da sua igreja e estivemos hoje no culto onde o senhor desafiou os membros para um jejum a começar de hoje.... O pastor apenas respondeu: - ela é membro e eu sou pastor...


Os modernos fariseus querem a autoridade, o privilégio e dignidade de ser um enviado, mas como são eles que se separam e não Deus quem os separa, abusos como estes acontecem todos os dias em nossas igrejas.


Quero aproveitar o ensejo para deixar uma pergunta no grupo aos "líderes": Nós somos separados por Deus (ἀφωρισμένος) ou nos separamos para Deus (ϕαρισαῖος)? Se nossa resposta é a última somos apenas um monte de modernos fariseus e o tempo vai mostrar como foi essa separação.


Uma das pontuações é nossa humildade, que mostrará que tipo de "separados" somos.

Deus tenha misericórdia de nós!

2.974 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2 Post
bottom of page